Motores turbinados de baixa cilindrada se tornaram os favoritos do público, tomando o espaço antes requerido por conjuntos 1.6, 1.8 ou 2.0 quando o assunto é potência. Contudo, outro atrativo pode ser o preço, principalmente em modelos de entrada. Separamos 10 modelos no mercado atual, com motores turbo, que menos pesam no seu bolso. Confira:
1- Citroën C3 You!
O primeiro deles é o mais recente, e também o mais barato. Trata-se do Citroën C3 YOU!, com preço de R$ 95.990. Aliado a uma transmissão CVT que simula sete marchas, assim como outro hatch turbo da Stellantis, o Peugeot 208. Entretanto, mais leve, anda mais: 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, e velocidade máxima de 194 km/h.
2- Peugeot 208 Allure Turbo 200
Logo depois do C3, está o Peugeot 208 Turbo, por R$ 99.990, com os mesmos 130 cv e 20,4 mkgf do irmão Citroën. Entretanto, apesar do mesmo conjunto motor/transmissão, o modelo trás itens como ar-condicionado digital, botão de partida, direção elétrica, sensor de estacionamento, câmera de ré, central multimídia de 10,3″ com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e mais.
3- Chevrolet Onix AT Turbo
O Onix e seu conjunto turbo renovaram as opções da Chevrolet no mercado, e o hatch é a opção mais barata da marca. A versão AT Turbo custa R$ 100.730, e traz, além do câmbio automático, itens como central multimídia com tela de 8″ e MyLink com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis com acendimento automático e sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro e mais.
4- Volkswagen Polo Sense
Estacionado entre as versões MPI e TSI, o Polo Sense tem o mesmo motor do sedã Virtus, o 1.0 TSI de 116 cv e 16,8 mkgf de torque, além da transmissão automática de seis marchas. Além disso, conta com central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional e mais. Seu preço é de R$ 102.990.
5- Chevrolet Onix Plus AT Turbo
Também o sedã compacto mais barato entres os aqui dispostos, o Onix Plus custa R$ 107.050, e domina as vendas do segmento. Com o mesmo conjunto mecânico do hatch, bem como a transmissão automática, segue a espera de um facelift.
6- Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI AT
A versão Comfort Plus do Hyundai HB20 é a mais barata com motor turbo, antecedendo também o sedã, mais para frente na lista. O conjunto motriz de 120 cv e 17,5 mkgf de torque, junto da transmissão automática de seis marchas vem acrescido de rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis automáticos com sensor crepuscular, quadro de instrumentos parcialmente digital com tela de 3,5”, volante com regulagem de altura e profundidade sensor de estacionamento. Por fim, seu preço é de R$ 109.490.
7- Renault Kardian Evolution
A opção da Renault, lançada em março, tem motor turbo 1.0 flex TCe de 125 cv e 22,4 mkgf, junto da transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas. Já na versão de entrada há central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos digital de 7″, paddle-shift, e ar-condicionado digital. Seu preço, na versão Evolution, é de R$ 112.790.
8- Volkswagen Virtus TSI MT
O único sedã turbo com câmbio manual no Brasil é, atualmente, o VW Virtus TSI. Custando R$ 112.990, oferece um acabamento até simples, mas possui bons itens de série, como quadro de instrumentos digital de 8″, central multimídia com tela de 10″ e Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução, por exemplo.
9- Citroën C3 Aircross Feel Turbo 200 AT
O único SUV da lista é também o mais barato da categoria: R$ 114.990. O C3 Aircross, em sua versão de cinco lugares, usa o mesmo conjunto do C3 YOU! e do Peugeot 208: motor T200 com 130 cv e 20,4 mkgf de torque, junto da transmissão CVT que simula sete marchas. Confira aqui nossa avaliação do modelo.
10- Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI AT
Por fim, custando o mesmo que o C3 Aircross, está o Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI AT, ocupando a lanterna do ranking. O modelo tem os mesmos itens de série do modelo hatch, com a adição de um generoso porta-malas.
O Jornal do Carro também está no Instagram!