Presente no mercado brasileiro desde 2011, o Chevrolet Cruze, bem como o irmão Sport6, dão adeus ao mercado brasileiro. Pelo menos é o que aponta o configurador da marca, que deixa de exibir a dupla. Ambos já não eram mais produzidos – na Argentina – desde o fim do ano passado e, com o fim dos estoques, os modelos saem de linha no País.
Cabe lembrar que, quando chegou ao mercado, o Chevrolet Cruze de primeira geração tinha produção em São Caetano do Sul (SP). Entretanto, a partir de 2016, com a chegada da segunda e última geração, que o modelo passou a vir importado de Santa Fe (Argentina).
O sedã, até pouco tempo atrás, era comercializado nas versões LT, Midnight, LTZ e Premier. Os preços partiam de R$ 149.990. Em contrapartida, o hatch vinha apenas na opção pseudoesportiva RS. Preço: R$ 169.670. Em comum, todas as configurações vinham com motor 1.4 turbo de 153 cv aliado ao câmbio automático de seis marchas.
Sem substituto
Até o momento, a GM não fala em substitutos diretos para Cruze e Sport6. Até porque a bola da vez são os SUVs e picapes. Justificável, afinal, as vendas da dupla eram praticamente irrisórias nos últimos tempos. Para se ter ideia, números da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, apontam que o sedã teve apenas 745 emplacamentos ao longo de 2024 (janeiro a julho). No mês passado, foram apenas 27. Enquanto isso, o Toyota Corolla, líder da categoria, emplacou 3.500 unidades.
Já o hatch, tinha situação ainda pior, com 177 registros de vendas de janeiro a julho. Foram apenas quatro, no mês passado. Isso acontece porque a categoria de hatches médios também está minguando por conta do sucesso dos SUVs.
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