Mesmo com visual de gosto duvidoso, o Nissan Kicks ficou mais caro na nova geração. É fato que o carro está mais equipado, com dimensões mais avantajadas e plataforma mais moderna (CMF-B) a fim de elevar seu patamar. Mas isso não justifica custar o preço de um Toyota Corolla.
Isso acontece nos Estados Unidos, onde o modelo acaba de ser lançado. Por lá, o SUV compacto tem preço inicial de US$ 21.830 (equivalente a R$ 119,4 mil, na conversão direta). Isso é quase U$$ 500 (R$ 2.735) a mais que o modelo de geração anterior. Enquanto isso, o sedã médio da Toyota pede U$$ 22.050 (R$ 120,6 mil) ao interessado.
Como o Jornal do Carro explicou há alguns meses, a proposta da Nissan é, com o novo Kicks, reposicionar o modelo no mercado, visando um nicho mais caro – por exemplo, concorrendo diretamente com Hyundai Creta e Honda HR-V. Trata-se, portanto, do mesmo movimento feito pela marca com a nova geração do sedã Versa. Em ambos os casos, nova plataforma e a convivência conjunta com a antiga geração (que, no caso do Versa, foi rebaixada e renomeada antes de sair de linha).
Na comparação com a atual geração, a princípio, o novo Kicks cresceu em todas as dimensões. Tem, portanto, 4,37 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,63 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. Nos EUA, o SUV abandona o motor 1.6 de 127 cv e, na nova geração, adota o 2.0 aspirado de 141 cv. Tem câmbio CVT. No Brasil, no entanto, terá, provavelmente, o novo 1.0 TCe turbo do Renault Kardian (ambas as montadoras pertencem à mesma aliança).
O que oferece?
O modelo – que tem promessa de chegar ao Brasil em 2025, e sairá das linhas da planta da Nissan em Resende (RJ) – tem, de série, controle de cruzeiro adaptativo, faróis com iluminação de LEDs, sistemas de auxílio a condução (ADAS) e até central multimídia com tela de 7″ desde a versão de entrada S.
O Kicks norte-americano, cabe salientar, tem quatro versões, no total: S, SV, SR e SR com tração integral. No modelo mais caro, que não sai por menos de US$ 27.680 (R$ 151,4 mil), conta com rodas de 19″, quadro de instrumentos digital de 12,3″ e equipamentos opcionais, como teto solar panorâmico, bancos dianteiros aquecidos e até sistema de áudio Bose. Seja como for, o preço é alto, afinal, quase encosta em outro Toyota, o híbrido Prius, que parte de R$ 27.950 (R$ 152.900) por lá.
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