• Home
  • PRINCIPAL
  • SUV Citroën Basalt estreia na Índia com versão básica de R$ 53 mil

SUV Citroën Basalt estreia na Índia com versão básica de R$ 53 mil

O SUV cupê Citroën Basalt, previsto para chegar ao Brasil ainda neste semestre, já chgou no mercado indiano. Por lá, o modelo, que usa a mesma plataforma CMP dos irmãos C3 e C3 Aircross, recebeu algumas versões de acabamento, e uma delas chama a atenção por oferecer somente o básico: nem mesmo calotas são inclusas.

Citroën/Divulgação

No mercado indiano, o Basalt tem as versões You, Plus, Turbo Plus e Turbo Max. A You, mais barata, não oferece calotas, central multimídia, faróis de neblina e nem maçanetas na cor do carro. Isso se reflete no baixo preço: 799.900 rúpias, ou R$ 52.300 em conversão direta. Contudo, ainda oferece controle de estabilidade (ESP), isofix, seis airbags e sensor de estacionamento traseiro.

Citroën/Divulgação

Na versão topo de linha, o Basalt conta com rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis de LED, acabamento interno melhor, saídas de ar para passageiros da segunda fileira, ar-condicionado automático, quadro de instrumentos de 7 polegadas com gráficos personalizáveis, tela multimídia de 10,2 polegadas e mais.

Citroën/Divulgação

O SUV mede 4,35 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, com porta-malas de 470 litros. O tanque de combustível tem 45 litros, sua suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira é semi-independente com barra de torção transversal. A direção tem assistência elétrica e os freios são a disco na dianteira, e tambor na traseira.

Citroën/Divulgação

Contudo, há diferenças sobre o capô. Nas versões mais baratas, está o 1.2 PureTech de 82 cv e 11,7 mkgf, com transmissão manual de 5 marchas. Entretanto, nas opções mais caras, o conjunto oferecido ganha um turbocompressor, indo a 110 cv e 19,3 mkgf, com câmbio manual de 6 marchas, ou automático, também de 6 marchas, com torque de 20,9 mkgf.

Mas e o Citroën Basalt brasileiro?

Citroën
carsbysfs/Reprodução Instagram

Em relação à mecânica do modelo nacional, o SUV cupê terá motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas nas versões de entrada. Nas de topo, entretanto, virá com o 1.0  turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf, além de câmbio CVT que simula sete marchas. Esse propulsor está presente em vários carros do grupo Stellantins, como no Fiat Pulse, no Peugeot 208 e deve estrear em breve também no C3. Por fim, o modelo deverá receber um sistema híbrido leve combinado à motorização flex no futuro.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!



VEJA MAIS

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…