um bom momento para comprar

Levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) não deixa dúvidas sobre a atual demanda no mercado de veículos leves. Os dados mais recentes mostram crescimento de 15,4% no primeiro semestre de 2024, com mais de 1,07 milhão de automóveis e comerciais leves negociados.

Apesar do desempenho positivo, a conjuntura é de recuperação pelos impactos negativos provocados pela pandemia. Nos últimos quatro anos, o ambiente do setor de veículos passou por falta de produtos nas lojas, desabastecimento de peças nas linhas de montagem e sucessivos aumentos de preço.

O mercado chega agora à normalidade. Cassio Pagliarini, sócio da empresa de consultoria especializada no setor automotivo Bright Consulting, é taxativo. “É um bom momento de compra de veículo zero-quilômetro. Os preços se estabilizaram, a rede está abastecida e há capacidade de entrega.”

O consultor entende que a safra de lançamentos ganha certo descanso após um ciclo de novidades, especialmente no segmento de SUVs, picapes e elétricos importados. “No segundo semestre, a maior novidade serão os híbridos produzidos no Brasil, o que promoverá volume importante no segmento de eletrificados”, acredita.

Antes disso, porém, as marcas fizeram algumas estreias no mercado.

SUVs

Renault Kardian

O novo SUV compacto da marca francesa tem a missão de repetir o sucesso do Duster. A Renault oferece três versões de acabamento – Evolution, Techno e Premiere Edition –, todas com o inédito motor 1.0 de 3 cilindros turbo flex de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque e associado ao câmbio automatizado de duas embreagens.

Por dentro, a engenharia providenciou câmbio do tipo joystick, tela multimídia de 8 polegadas com pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregamento por indução para smartphone e quatro tomadas USB. Os preços partem de R$ 112.790.

Volvo EX30

O EX30 pretende conquistar novos clientes com preços mais acessíveis em comparação ao atual portfólio da Volvo. O SUV compacto chegou por aqui em quatro versões, custando de R$ 229.950 a R$ 293.950.

O projeto do EX30 nasceu para ser elétrico. Ele tem visual atraente e reúne pacote com muita tecnologia e itens de segurança. O carro conta com seis airbags, detector de fadiga, assistente de partida em rampas, piloto automático adaptativo, alertas de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa e monitoramento de pressão dos pneus.

Embora compacto, o SUV entrega espaço generoso graças à distância entre eixos de 2,60 m. A depender da versão, o EX30 é equipado com bateria de 51 kW ou 69 kW. Isso se traduz em autonomia de 250 km ou 338 km, respectivamente. O conjunto elétrico do EX30 desenvolve 272 cv de potência.

Picapes

Fiat Titano

A Titano entra no segmento de picapes intermediárias, no qual a Fiat não tinha presença. A linha oferece três versões, com preços entre R$ 219.990 e R$ 259.990.

O modelo vem equipado com motor 2.2 turbodiesel de 180 cv. A configuração de entrada Endurance possui câmbio manual de seis marchas, ao passo que a Volcano e a top de linha Ranch trazem transmissão automática de seis velocidades. A gama ainda tem tração 4×4 com funções 4×2 e 4×4 reduzida.

A Fiat oferece amplo pacote de equipamentos para a picape, o que inclui central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, protetor de caçamba, câmera de ré e retrovisores com ajustes elétricos.

Sedã

BYD King

O lançamento quer chamar a atenção de quem olha para modelos já consagrados na categoria, como o Toyota Corolla. No caso do híbrido King, um dos atributos é o preço competitivo, de R$ 175.800 (versão GL) e R$ 187.800 (GS).

As duas versões são equipadas com motor 1.5 a gasolina e um outro elétrico. Mas há diferenças entre as variantes, que impactam no desempenho. A GL desenvolve 209 cv, ante 235 cv da GS. A autonomia no modo puramente elétrico é de até 80 km.

No caso do híbrido King, um dos atributos é o preço competitivo, de R$ 175.800 (versão GL) e R$ 187.800 (GS). Crédito: BYD/Divulgação

O interior recebeu materiais de boa qualidade. A ampla tela flutuante e rotativa da central multimídia, de 12,8 polegadas, é compatível com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Entre os principais itens do pacote de equipamentos, estão sistema de frenagem de emergência, câmera 360 graus, carregamento de celular por indução, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus e freio de estacionamento eletrônico.

Hatch

BYD Dolphin Mini

Com preço de R$ 115.800, o Dolphin Mini é capaz de tirar o foco de outros modelos do mesmo segmento ou até mesmo de opções com o motor a combustão convencional.

Com capacidade para quatro pessoas, o modelo é acionado por motor elétrico com potência equivalente a 75 cv e a autonomia é de 280 km. Em versão única, o Dolphin Mini traz controle de velocidade de cruzeiro, seis airbags, conjunto óptico de LED, central multimídia em tela giratória de 10,1 polegadas, ajuste de altura e profundidade na coluna de direção e carregamento de celulares por indução.

Cabe lembrar que alguns desses itens não são oferecidos nem mesmo como opcionais em carros da mesma faixa de preço.

VEJA MAIS

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…

Novo Nissan Leaf elétrico já roda em testes e chega em 2025

O Nissan Leaf, um dos primeiros carros elétricos, está se reinventando. Após perder espaço para…