Lançado na China no início do mês passado, o novo BYD Song Plus – lá com o “sobrenome” Champion Edition – deve chegar ao Brasil em breve. Inclusive foi flagrado no País para participar do Festival Interlagos, de 9 a 11 de agosto. O SUV traz novidades na lista de equipamentos, conjunto mecânico atualizado e, o que mais chama a atenção, o estilo renovado, alinhado com o do sedã Seal. Mas vamos entender um pouco mais dessa parte de design.
Por aqui, o Song Plus tem o visual da linha de produtos chamada Dynasty, que também inclui os modelos Han, Tan e Yuan Plus, por exemplo. Enquanto o Seal pertence à família Ocean, que evoca nomes de animais marinhos, caso de Dolphin, Sea Lion e Seagull (alcunha do Dolphin Mini em outros mercados). Contudo, após a reestilização, o SUV passa a fazer parte da linha Ocean por adotar as linhas do Seal. Sua versão elétrica, aliás, é vendida como Seal U em outros mercados globais. Mas, ao mesmo tempo, o Song Plus original continua disponível no mercado chinês. Assim como a geração anterior, que é o Song Pro, recentemente lançado no Brasil. Meio confuso, não?
Assim, ainda é incerto dizer se o modelo chegará ao Brasil como Seal U ou como novo Song Plus. E ainda se vai continuar apenas com motorização híbrida ou terá também uma opção elétrica, nem mesmo se terão nomes diferentes. A BYD deve revelar algumas informações sobre o carro no evento da próxima semana. A conferir.
Saiba mais sobre o novo Song Plus
Esse visual renovado do Song estreou primeiro na versão elétrica, que foi apresentada no Salão de Munique (Alemanha) em setembro de 2023 para mercados globais. Com 4,79 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,67 m de altura e 2,77 m de entre-eixos, o modelo traz motor elétrico dianteiro de 218 cv com opção de bateria de 71,8 kWh ou de 87 kWh. Assim, o alcance máximo estimado é de 500 km conforme o ciclo WLTP. Na China, o carro parte de 179.800 yuan e chega a 219.800 yuan (de R$ 140 mil a R$ 171 mil na conversão direta).
Já a configuração com a quinta geração do sistema híbrido plug-in DM-i, que estreou recentemente na China, repete o design do elétrico (com exceção da grade dianteira aberta ou fechada), mas tem, obviamente, diferenças mecânicas. O SUV combina o 1.5 de 110 cv e 12,8 mkgf a um motor elétrico de 197 cv. De acordo com a BYD, o alcance elétrico aumentou para 150 km nas versões de topo contra os 110 km do Song Plus anterior – mas isso no generoso ciclo chinês, é claro.
Por dentro, o SUV traz central multimídia com tela de 15,6 polegadas, melhorias no acabamento e a alavanca de câmbio do Seal, com desenho de diamante. Além disso, o logotipo da BYD aparece no volante em vez do ideograma Song, permitindo um visual mais “internacional” ao modelo. Os preços variam de 169.800 yuan a 199.800 yuan (de R$ 132 mil a R$ 156 mil).
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