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Fiat Grande Panda, sucessor do Uno, entra em produção na Sérvia

Previsto para ser o elétrico mais barato da Stellantis (e possivelmente da Europa), o Fiat Grande Panda teve sua produção iniciada na Europa, especificamente em Kragujevac, na Sérvia. Agora, a antiga fábrica da Zastava, conhecida pelo modelo Yugo nos anos 1980, concentrará a produção do novo Fiat elétrico, abastecendo o continente europeu.

@paneroautotorino/Reprodução

Na abertura da produção, Aleksandar Vučić, Presidente da República da Sérvia, discursou: “este é um grande dia para a Sérvia. A fábrica da gigante automóvel ‘Stellantis‘ em Kragujevac permitir-nos-á tornar-nos num dos principais fabricantes de veículos elétricos, o que mudará a face da Sérvia e com a qual daremos um salto quântico para o futuro. Isto altera a nossa economia e os padrões ambientais, bem como os nossos planos estratégicos quando se trata de energia. Hoje começa uma nova era para nós”.

Feito para combater a concorrência elétrica chinesa, o Grande Panda tem vários detalhes que remetem ao Panda original, como o visual quadrado e a grade com o logo Fiat em um dos cantos. O atual Panda, entretanto, ainda conviverá com a novidade, que seguirá em produção na linha de montagem da marca em Pomigliano d’Arco, na Itália. Além disso, o novo Grande Panda servirá de base para a criação de um novo modelo de entrada da marca no Brasil. Assim, substituindo de uma vez só, nomes como Argo e Mobi.

Fiat Grande Panda utiliza plataforma de Citroën C3

SUVs compactos Fiat Grande Panda
Fiat/Divulgação

Feito sob a plataforma Smart Car vinda do Citroën C3, o modelo busca nos detalhes relembrar do clássico Panda oitentista, com ênfase em linhas quadradas. Entretanto, como o próprio nome sugere, trata-se de um “Grande Panda”, então as dimensões são generosas, se comparadas com o hatch original. 30 cm maior que o Panda atual, o modelo mede 3,99 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura e tem porta-malas de 361 litros.

Por fim, o modelo terá versões elétrica e a combustão. Sendo a primeira uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44 kWh, que alimenta um motor de 83 kW, o equivalente a cerca de 113 cv. Isso confere um alcance elétrico de 320 km, no ciclo WLTP, por exemplo.

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