Mirando a futura entrada em vigor do programa Proconve L8, a Stellantis atualizará os motores a diesel dos modelos Rampage, Toro, Compass e Commander no Brasil. Agora, o conjunto 2.2 Multijet II, também chamado de FMA Pratola Serra, terá cerca de 195 cv e 43 mkgf de torque, por exemplo. O primeiro produto do grupo a receber a atualização será a Ram Rampage.
Atualmente o produto diesel mais rentável do grupo, a Rampage 2025 também ganhará uma nova versão de entrada, ainda a ser apresentada, em breve. Assim, após a estreia na picape da RAM, o conjunto diesel deve aparecer em outros modelos da Jeep e Fiat.
Assim, o atual conjunto motriz 2.0 Turbodiesel Multijet de 170 cv e 32,7 mkgf de torque, junto do câmbio ZF de nove marchas e tração 4×4, deixa de ser oferecido no mercado brasileiro. Já utilizado na Europa pela Jeep, o conjunto FMA Pratola Serra faz referência à Fabbrica Motori Automobilistici, sediana na cidade de mesmo nome, na Itália.
Além de novo conjunto diesel, Stellantis prepara nova marca de elétricos
Após anunciar a chegada da Leapmotor International ao mercado brasileiro, em maio, a Stellantis começa a preparar o terreno para iniciar as operações já no início de 2025. A nova marca chinesa, que é fruto de uma joint venture entre as duas empresas, anunciou que o argentino Fernando Varela, vice-presidente da Região Andina & América Central do grupo, assume cumulativamente a responsabilidade pela Leapmotor na América do Sul.
A princípio, dois carros da Leapmotor serão lançados no mercado brasileiro. O primeiro será T03, um carrinho urbano que tem autonomia de 265 km no ciclo WLTP, de acordo com a marca. O compacto até já foi flagrado em testes rodando no País. Nas dimensões, tem 3,62 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,57 m de altura e 2,40 m de distância de entre-eixos. Assim, deve concorrer com o BYD Dolphin Mini, por exemplo, que tem medidas próximas. Já o motor dianteiro rende 107 cv e 16 mkgf de torque. Na China, o T03 custa 49.900 yuans (cerca de R$ 38 mil na conversão direta).
O outro modelo a desembarcar no País será o C10, que já foi até registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O SUV elétrico terá motor de 231 cv de potência e 32,6 mkgf e tem 420 km de alcance, também conforme o WLTP – lembrando que as medições do Inmetro são mais rígidas, portanto os carros perdem cerca de 30% das autonomias nos padrões nacionais. Em termos de tamanho, o veículo tem 4,73 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos.
O Jornal do Carro também está no Instagram!