Ainda não faz um ano que o Volkswagen Tiguan Allspace voltou ao mercado brasileiro, mas, ao que tudo indica, já está com os dias contados. Nos EUA, onde o SUV também é vendido com importação do México – como no Brasil – a marca alemã já anunciou que terá uma edição de despedida do veículo. Isso significa que a produção mexicana deverá ser encerrada em breve para dar lugar à nova geração do modelo.
A informação não chega a ser uma surpresa, já que o Tiguan Allspace vendido aqui está uma geração atrasada em relação ao mercado europeu. Contudo, a maior aposta é que o futuro carro feito no país latino venha da China, na forma do Tiguan L Pro.
Assim, o SUV de sete lugares terá uma série especial chamada Wolfsburg Edition no mercado norte-americano para marcar o encerramento da produção. Detalhes sobre o carro ainda não foram revelados, mas o “sobrenome” já foi usado em outros modelos da marca. A versão atualmente existe na Austrália, por exemplo, onde o Tiguan também está na mesma geração e tem o mesmo visual do nosso. Por ora, não há informações se a série especial estará disponível por aqui.
Como será o futuro Tiguan
Apresentado na China há três meses, o Tiguan L Pro de sete lugares traz praticamente o mesmo visual do modelo europeu, que é um pouco menor. O SUV usa como base a plataforma MQB-Evo e suas medidas são 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Ou seja, por ser a versão que leva o “L” (de longo), são 19,7 cm a mais no comprimento e 11,1 cm extras no entre-eixos. Já o porta-malas carrega 471 litros, podendo chegar a 1.696 litros com as duas fileiras de bancos rebatidas.
A versão Pro R-Line tem detalhes esportivos no acabamento externo e no interior, com materiais como couro, Alcantara, aço escovado e preto brilhante, por exemplo. A lista de itens de série traz controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de faixa, teto panorâmico e head-up display. Há ainda painel de instrumentos digital de 10,25”, central multimídia de 15” e uma inédita tela de 11,6” para uso do passageiro dianteiro, recurso não disponível no modelo vendido na Europa.
No país asiático, o motor é um 2.0 turbo a gasolina com 186 cv ou 220 cv. Já o câmbio automatizado de dupla embreagem tem sete marchas. A versão mais potente tem ainda tração integral 4Motion, enquanto a de entrada traz tração dianteira. Na Europa, contudo, o Tiguan tem opções eletrificadas, o que também pode ser uma opção para o carro feito no México, sendo o mais cotado o sistema híbrido leve de 48V. A expectativa é de que o SUV chegue aos EUA no fim deste ano, desembarcando no Brasil apenas em 2025 ou até 2026.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!