Uma das mais importantes plantas do Grupo Stellantis completa 48 anos de existência este ano. Trata-se do Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), inaugurado no dia 9 de julho de 1976, e que foi a primeira fábrica da Fiat no Brasil. Na época, o complexo foi responsável pela produção do Fiat 147, que depois tornaria-se o primeiro modelo movido a etanol feito em série no País. Além disso, completa 45 anos este ano.
Já deixaram a planta mais de 17,5 milhões de veículos, além de suprir outros 37 mercados. Bem como já exportou mais de 4 milhões de unidades. Além disso, a unidade produz seis modelos da Fiat: a picape Strada, Argo, Mobi, Pulse, o Fastback e o Fiorino, além do Peugeot Partner Rapid e o Ram 700, versão rebatizada da Strada exclusiva para outros mercados.
Atualmente, o complexo conta com 120 fornecedores e emprega 16 mil pessoas, mais da metade da força de trabalho da Stellantis na América do Sul, por exemplo. Na planta também são construídos os motores Fire, Firefly e GSE Turbo, sendo o maior centro de produção de conjuntos motrizes da América Latina.
Polo Industrial de Betim produzirá modelos híbridos para Fiat
Contudo, as instalações se preparam para um novo desafio: a expansão da produção de sua linha de motores, incluindo a produção de conjuntos híbridos, chamados Bio-Hybrid. Em evento na fábrica de Betim (MG), o presidente do grupo Stellantis para a América Latina, Emanuele Cappellano, anunciou um investimento de R$ 14 bilhões para o Polo Automotivo. O evento, que contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, marcou o maior valor já investido na história da unidade mineira.
Além de trazer uma nova linha de motores, o investimento elevará a atual capacidade de produção em Betim. Assim, a fábrica passará de 750 mil unidades por ano, para 1,1 milhão de motores anuais. Para isso, a montadora investirá R$ 454 milhões e contratar 600 novos funcionários, um passo estratégico, já que os motores da fábrica mineira equiparão os carros eletrificados do grupo. O primeiro modelo com a tecnologia Bio-Hybrid chega ainda neste semestre.
Por fim, futuramente, a fábrica também fará modelos globais com a plataforma STLA, evolução da atual CMP. Isso inclui nomes como o Fiat Grande Panda, e as novas gerações de modelos como Pulse, Strada e Fastback, por exemplo.
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