A General Motors anunciou nesta quinta-feira (11) um investimento na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, responsável pela produção da linha Onix, nas versões hatch e sedã (Plus). Com a presença do governador do RS, Eduardo Leite, executivos da GM confirmaram o aporte de R$ 1,2 bilhão na planta para a modernização da linha de montagem e a produção de um novo modelo a partir de 2026.
O montante reservado para a fábrica gaúcha é parte do investimento de R$ 7 bilhões até 2028 que a montadora anunciou no início deste ano. Conforme a GM, a planta de Gravataí alcançou recentemente a marca de 4,7 milhões de veículos produzidos em 24 anos – foi inaugurada em julho de 2000. Atualmente, a unidade responde por 50% da arrecadação do município de Gravataí, e é o maior polo industrial automotivo do RS.
GM vai lançar novo SUV de entrada
Conforme antecipamos no Jornal do Carro, a General Motors vai lançar um novo SUV de entrada, que será posicionado abaixo do Tracker na gama. Ou seja, o futuro modelo usará a plataforma e a mecânica da linha Onix. Esta, por sua vez, ganhará uma reestilização em 2025 e deve adotar a plataforma GEM em versão eletrificada. Assim, o hatch e o sedã ganharão versões híbridas para cumprir os novos limites de emissões da próxima etapa do Proconve.
Dessa forma, o futuro novo SUV de entrada da Chevrolet disputará vendas com Fiat Pulse e Renault Kardian. E possivelmente com o SUV compacto da Volkswagen (projeto VW 246). Assim, teremos o seguinte cronograma: neste segundo semestre, a GM vai preparar a planta de Gravataí para a produção da linha Onix/Onix Plus reformulada, prevista para estrear em 2025, e dará início aos trabalhos para o lançamento do SUV compacto.
Novo carro será diferente do Onix
O “Projeto Carbon”, revelado pelo Autos Segredos, terá frente e traseira distintos, com capô alto, painel frontal e para-lamas novos, para dar um visual mais robusto. Além disso, terá a nova identidade visual da marca. A plataforma será a GEM, já usada nos modelos Montana, Tracker e Onix, mas usará como base o monobloco do hatch. Entretanto, terá estampagem diferente de portas, para distanciar o Onix do SUV, por exemplo. E a arquitetura deverá ser eletrificada.
Por dentro, forrações e painéis serão exclusivos do novo modelo, que também contará com o quadro de instrumentos digital integrado ao multimídia. Nas dimensões, o SUV deve manter o tamanho do hatch, com 1,73 metros de largura e entre-eixos de 2,55 metros. A altura, entretanto, será maior, por conta da suspensão, assim como o comprimento.
Contudo, espera-se o mesmo conjunto mecânico atual do Onix. O motor 1.0 três-cilindros turboflex com 116 cv de potência, 16,3 mkgf de torque máximo com gasolina, e 16,8 mkgf com etanol. Mas, por causa do limites mais rigorosos do Proconve L8, o conjunto será atualizado quanto às emissões, com injeção direta de gasolina e tecnologia híbrida.