A General Motors investirá R$ 7 bilhões no Brasil entre 2024 e 2028, conforme anúncio feito em janeiro deste ano. A novidade, entretanto, está na destinação dos recursos: parte do investimento irá para a planta da GM em Gravataí (RS), que ficará responsável pela produção de um SUV derivado do Chevrolet Onix, atualmente chamado de Projeto Carbon. A informação é do site Autos Segredos.
O futuro novo modelo atuará no nicho hoje composto por nomes como Fiat Pulse e Renault Kardian, e também pelo futuro Projeto VW 246, futuro SUV compacto da Volkswagen. Neste semestre, a GM prepara a planta de Gravataí para a produção da linha Onix/Onix Plus reformulada, prevista para estrear em 2025, bem como o início dos trabalhos para a chegada do SUV.
Novo SUV da GM terá elementos diferentes do Onix
O Projeto Carbon, previsto para 2026, terá frente e traseira únicos, com capô alto, painel frontal e para-lamas novos, para completar o visual mais robusto. Além disso, ganhará a nova identidade visual da marca. A plataforma usada pelo modelo será a GEM, mesma já usada nos modelos Montana, Tracker e Onix, e, ao que tudo indica, usará o mesmo monobloco do hatch. Entretanto, terá estampagem de portas exclusivas, separando o compacto do SUV, por exemplo.
Assim, elementos da interna, que vão desde forrações a painéis, serão exclusivas do modelo, que também deverá contar com um painel digital, integrado à central multimídia. Do Onix, deverá herdar valores de dimensões similares, como a largura de 1,73 metros e o entre-eixos de 2,55 metros. A altura, entretanto, deverá ter aumento, por conta da suspensão, assim como o comprimento do SUV.
Contudo, espera-se o mesmo conjunto motriz do Onix. O 1.0 três-cilindros Turboflex, de 116 cv de potência, com 16,3 mkgf de torque com gasolina, e 16,8 mkgf com etanol. Contudo, em razão do Proconve L8, o conjunto será atualizado quanto a emissões, com injeção direta de gasolina, e terá tecnologia híbrida.
O Jornal do Carro também está no Instagram!