Muito do receio das pessoas em comprar carro elétrico ainda gira em torno da bateria. Tanto o tempo de recarga quanto a autonomia são vilões dessa história. No entanto, se depender da Geely, esse fantasma vai sair de cena logo mais. A marca, dona da Volvo, revelou uma nova bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) – mesma composição da Blade, feita pela BYD – capaz de permitir que o veículo rode 1 milhão de quilômetros.
Mas, calma, não basta recarregar e sair rodando por aí por 1 milhão de km. Em síntese, a bateria pode ser totalmente carregada por 3.500 vezes com “impacto mínimo na autonomia”, diz a marca. Por isso, durante sua vida (a ideia é que dure 50 anos), o carro equipado com o componente rodará o equivalente a essa distância.
A marca afirma, ainda, que a recarga é mais rápida. Enquanto a bateria de lâmina longa levou 26 minutos para carregar – de 10 a 80% -, a novata (chamada de lâmina curta) precisou de 17 minutos e 4 segundos. E as promessas são muitas. Por exemplo, a marca afirma que, durante testes, o componente foi perfurado por oito agulhas de aço e deixada em repouso por cerca de 1 hora “sem efeitos nocivos”.
Tiro e imersão na água do mar
E não é só isso. Além de levar um tiro com uma bala de 5,8 mm, o que não provocou nenhum evento de ignição térmica, a nova bateria ainda foi imersa em água do mar, jogada no fogo, colocada em ambientes extremamente frios e até esmagada por 26 toneladas. De acordo com a marca chinesa, o componente levou nota 10 em todos os quesitos.
Ademais, a célula tem capacidade de 192 Wh/kg e é quase 40% menor do que uma bateria veicular comum. Sem contar que sua vida útil estendida visa diminuir as emissões de carbono em mais de 80 mil toneladas por ano. A nova bateria ainda não tem data para chagar ao mercado.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!