• Home
  • PRINCIPAL
  • Novo Fiat Panda é revelado e vai substituir Argo no Brasil em 2026

Novo Fiat Panda é revelado e vai substituir Argo no Brasil em 2026

A Fiat revelou na Europa seu novo carro popular de entrada. Trata-se do Panda, modelo que, no passado, deu origem ao Uno brasileiro. Pois o novo Grande Panda, desta vez, servirá de base para outro modelo da marca italiana, o Fiat Argo. Com visual moderno e lúdico, poderia até ressuscitar o nome Uno no Brasil, mas isso é pouco provável. Por aqui, o lançamento é esperado para o início de 2026, com produção na fábrica de Betim (MG).



Conforme reportagem do site Autos Segredos, o Fiat Grande Panda será o primeiro modelo nacional da marca italiana a usar a plataforma CMP. Esta base modular é a mesma já utilizada na dupla Citroën C3 e Aircross. Ou seja, arquitetura oriunda da PSA Peugeot Citroën e que servirá a outros modelos do grupo Stellantis, como, por exemplo, o Jeep Avenger, novo SUV de entrada cotado para substituir o atual Renegade – já com produção em Porto Real (RJ).

Fiat/Divulgação

Fiat ainda não definiu nome do novo hatch

Por enquanto, o novo carro de entrada da marca italiana é conhecido apenas por códigos. Segundo a reportagem do Autos Segredos, o Grande Panda é chamado internamente de “Projeto F1H”, “Projeto 328” e “Argo Next Gen”. Assim, há boas chances de o hatch manter a alcunha atual e chegar como “Novo Argo”. Entretanto, pode manter o nome italiano (Panda). É algo que só saberemos mais adiante. Mas uma coisa é certa: o novo modelo sucederá Argo e Mobi.

Para isso, vai manter a proposta atual, com versões com motores flexíveis. Dessa forma, virá de fábrica equipado com o motor 1.0 Firefly de três cilindros e câmbio manual. Este conjunto gera 75 cv de potência e 10,7 mkgf de torque. Já as versões de topo terão o 1.0 turbo GSE, também com três cilindros, mas com injeção direta de combustível e câmbio automático CVT com 7 marchas virtuais. Este produz 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque máximo.

Para completar a gama, a Fiat vai oferecer versão híbrida leve flex do hatch com sistema de 12 volts (veja como funciona). Aliás, a tecnologia estreia no fim de 2024 nos SUVs Pulse e Fastback.

Fiat Panda Argo
Fiat/Divulgação

Em relação ao visual, o Fiat Grande Panda é a versão final do conceito Centoventi, que a marca italiana revelou ainda em 2019 – ou seja, antes mesmo da criação do grupo Stellantis. As linhas mais verticais e quadradas dão porte e estilo de SUV ao compacto, que, por enquanto, não teve todos os detalhes técnicos revelados. Por ora, sabe-se apenas que terá 3,99 metros de comprimento. Já a distância entre-eixos deve manter os 2,54 m do atual Fiat Argo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Citroën C3 Aircross estreia como SUV turbo mais barato do Brasil



VEJA MAIS

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…