O mais recente lançamento da BYD, a picape média Shark, começa a dar sinais de que virá ao mercado brasileiro definitivamente. O modelo foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o que sugere que sua produção nacional na planta da marca em Camaçari (BA) não esteja tão distante assim. Sua estreia nacional está prevista para acontecer entre agosto e setembro deste ano.
Feita na plataforma DMO Super Híbrida Off-Road (carroceria sobre chassi), a Shark é um produto global – por isso o lançamento no México. O nome vem do visual inspirado em tubarões. A picape, evidentemente, tem um papel geopolítico. A chinesa quer vender seus carros nos Estados Unidos, e a Shark é o “green card” para o mercado norte-americano, há décadas liderado por picapes grandes, como Ford F-150 e Chevrolet Silverado.
BYD Shark tem potência combinada de 480 cv
Híbrida, ela tem dois motores elétricos, junto do conjunto a combustão: na dianteira, o quatro cilindros 1.5 turbo de 194 cv, e um elétrico de 231 cv de potência e 21,4 mkgf de torque. Sob o eixo traseiro está o segundo motor, também elétrico de 204 cv de potência e 36,7 mkgf de torque. Sua potência combinada está nos 480 cv, e o torque, não divulgado, deve ser na casa dos 70 mkgf.
Além disso, o que se sabe é que o modelo promete 840 km de alcance combinado, no modo híbrido. No modo elétrico, entretanto, seu alcance é de 100 km. Por dentro, a Shark tem mostradores que ficam numa tela de LCD com 10,25 polegadas, enquanto no centro do painel a tela giratória de 10,8″ concentra as funções multimídia. Além disso, o motorista conta ainda com Head-Up display. Em compensação, a picape vem com Wi-Fi 5G integrado e assistente virtual. Pode-se acionar com um “Hi BYD”, e pedir, por exemplo, para abrir e fechar vidros, ligações por celular, acionar navegação, ar-condicionado e ventilação, entre outras funções.
A BYD Shark mede 5,46 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 3,26 m de entre-eixos. Seu peso é de 2.665 kg, com caçamba de 1.400 litros. Seu peso é de 2.357 kg. Por fim, quanto a valores, ainda é cedo para dizer quanto a picape média custará ao comprador brasileiro. Cotada para produção no Brasil, ela pode chegar inicialmente importada, por exemplo. Estima-se que seu preço final esteja por volta dos R$ 300 mil, por exemplo.
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