O Série 3, modelo mais vendido da marca alemã BMW, recebeu atualizações pontuais, que passam longe do design exterior e se concentram na usabilidade, tanto do sedã como também a perua Touring. Agora, a diferença está em uma maior autonomia elétrica para os modelos híbridos plug-in (PHEV), bem como uma nova configuração de chassi, por exemplo.
Previstos para chegaram ao mercado europeu em julho de 2024, a dupla da marca deve permanecer em linha por mais alguns anos, segurando as pontas até a chegada do novo série 3, antecipado pelo conceito Neue Klass, elétrico, em 2026. Externamente, apenas duas cores foram adicionadas ao catálogo: Arctic Race Blue metálico e Fire Red metálico, bem como novas rodas de 19 polegadas, juntas do pacote esportivo M.
Por dentro, há um novo volante esportivo, em couro com borboletas atrás para troca de marchas de série, além de novos tecidos e acabamentos. Além dos sistemas ADAS já presentes, adicionam-se uma câmera de ré, um assistente de ré e o sistema de navegação baseado em nuvem, por exemplo. A novidade, entretanto, está nos modelos plug-in.
Uma vez que os motores puramente a combustão continuam inalterados, os modelos PHEV (330e Sedan e 330e Touring) recebem uma nova bateria, agora com 19,5 kWh e alcance elétrico de até 101 km, segundo o ciclo WLTP. Ainda não há confirmação se os modelos virão ao Brasil, mas na Europa, seus preços são de 46.400 euros (R$ 261 mil) pelo sedã e de 47.700 euros (R$ 268,3 mil) pela perua, no entanto.
BMW M3 chega à nova geração com 530 cavalos
As mudanças não ficaram restritas apenas às versões “normais” do Série 3. O esportivo M3 chega à nova geração junto da perua M3 Touring. Assim, ganhando 20 cv a mais em relação ao modelo anterior, agora com 530 cv. Os números vêm do conjunto M TwinPower Turbo 3.0 de seis cilindros em linha, que também entrega 66 mkgf de torque. Para comandar o conjunto, está a transmissão M Steptronic de oito marchas.
Agora disponíveis em suas versões mais ariscas Competition Sedan e Competition Touring, os modelos têm tração integral. Mas podem enviar a força apenas para as rodas traseiras, por meio de um modo Drift, por exemplo. Além de rápido, o sedã também está mais leve: são menos 34 kg em relação à geração F80, graças ao uso de plástico reforçado com fibra de carbono. O material foi utilizado em partes como splitter dianteiro, entradas de ar, capô, capas dos retrovisores, difusor traseiro e até no spoiler, acima da tampa do porta-malas.
Por fim, falando no sedã, ele está à venda no Brasil. Limitadíssimo, chega com apenas 17 unidades, a um preço tão impressionante quanto o esportivo: “singelos” R$ 1.299.950. Resta saber se o mercado nacional terá também acesso à super-perua M3 Competition Touring, no entanto.
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