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Stellantis fará aporte bilionário para fábrica de Porto Real

Apesar das notícias de que fecharia sua fábrica de motores em Porto Real, no interior do Rio de Janeiro, a Stellantis desmentiu a informação, e afirmou que manterá a produção da planta. Atualmente, produzem-se por lá os motores 1.6 aspirado e 1.6 THP, utilizados em modelos da Peugeot e Citroën.



Novo 2008 não usará motor 1.6 (Peugeot/Divulgação)

A informação surgiu diante do anúncio do investimento de R$ 454 milhões feito pela Stellantis, destinado à fábrica de motores de Betim (MG). O montante, cujo destino é modernizar sua capacidade produtiva, bem como aumentar a produção, sugeria uma consequência: o fim da produção do motor 1.6 EC5 feito na planta de Porto Real (RJ).

O conjunto 1.6 aspirado flex equipou vários modelos da Peugeot e Citroën, e atualmente aparece nas versões intermediárias do Peugeot 208. Além disso, nos SUVs 2008 e Citroën C4 Cactus, e também numa versão de exportação do C3 Aircross. Ainda falando em C3, o 1.6 também aparece atualmente na versão topo de linha do hatch compacto, por exemplo.

Fábrica de motores em Porto Real (RJ) não será fechada

Citroën/Divulgação
Citroën/Divulgação

Entretanto, em uma nota de esclarecimento enviada à imprensa, a assessoria da Stellantis garantiu que a planta fluminense continuará produzindo motores. Contudo, o comunicado oficial não fala em qual motor terá sua produção por lá. Vale lembrar que o motor 1.6 (turbo ou aspirado) não cumpre com as regras do Proconve L8, em vigor já em 2025.

A Stellantis vem demonstrando a possibilidade de dar adeus ao longevo 1.6. O conjunto pode acabar substituído pelo 1.0 Turboflex GSE, feito em Betim, com configuração a combustão ou micro-híbrida (MHEV), por exemplo. O Peugeot 208 já utiliza o motor Turbo 200 há algum tempo, e logo o Citroën C3 fará o mesmo. Além disso, o SUV 2008, próximo de aparecer, utilizará o novo conjunto, ao contrário do C4 Cactus, que deixará a linha de produção.

Para a fábrica mineira, fica a tarefa de produzir os conjuntos 1.0 e 1.3 GSE Turbo e Firefly, de mesma litragem. Além disso, também as variantes Bio-Hybrid (MHEV), possivelmente destinadas aos Fiat Pulse e Fastback, e Bio-Hybrid e-DCT (HEV, híbrida-plena). Esta, já esperada para os Jeep Compass e Commander, por exemplo.

Abaixo, o comunicado enviado pela Stellantis:

“A Stellantis anunciou recentemente o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e América do Sul: R$32 bilhões de 2025 a 2030. Parte desses recursos já foram detalhados para os Polos Automotivos de Goiana e Betim. Na próxima segunda-feira, 27 de maio, anunciaremos como será investido o aporte bilionário destinado à planta da empresa em Porto Real. A fábrica, localizada na região sul fluminense, é — e continuará sendo — estratégica para os planos de desenvolvimento, industrialização e exportação da Stellantis no Brasil e região. Isto vale para todo o polo industrial, incluindo a planta de motores, que seguirá com a produção.”

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