Velha conhecida do mercado das picapes médias, a Chevrolet S10 chega ao seu 29° ano de produção com modificações importantes e visual renovado. A convite da General Motors, o Jornal do Carro foi até Pirenópolis (GO) para dirigir a nova versão da caminhonete, em suas diferentes opções.
Apresentada ao público na feira agro ExpoLondrina, no Paraná, as versões Z71 e High Country mostraram visual remodelado. A primeira aposta na esportividade, enquanto a segunda tem proposta mais luxuosa. Além disso, agora chega a LTZ, intermediária, e a WT (Work Truck), nova versão básica, que substitui LS e LT de uma só vez.
Mas antes de detalhar as opções, há mudanças também na mecânica. O motor 2.8 Turbodiesel Duramax desenvolve agora 207 cv d potência e 52 mkgf de torque máximo, disponível entre 1.600 rpm e 2.400 rpm. Assim, o 0 a 100 km/h leva 9,4 segundos e a resposta ao pedal do acelerador está mais esperta, conferindo agilidade à picape. O câmbio automático de 8 marchas, emprestado da irmã norte-americana Colorado, contribui para o bom desempenho, com trocas rápidas e suaves. As opções mais baratas da WT usam a caixa manual de seis marchas.
O motor recebeu um sistema de gerenciamento com inteligência artificial, que deixou o conjunto mais econômico e menos poluente. Isso se traduz em até 13% de economia, junto de outras 30 modificações feitas somente no conjunto mecânico. O consumo, conforme a GM, é de 11,4 km/l na estrada e de 9,5 km/l na cidade, com a transmissão automática.
Chevrolet S10 2025 ficou mais silenciosa e agradável de guiar
Mesmo menos potente que a concorrência, o modelo agrada na dirigibilidade e tem condução “espirituosa”. A opção média da GM também faz bonito no silêncio ao rodar. Em um trechos de asfalto e de terra, não há aquele ruído característico de motor a diesel na cabine, o que torna a condução tranquila, com vibração pouco perceptível. Além disso, não maltrata o condutor e passageiro em terrenos muito ruins.
Desde a versão básica WT, a S10 agora tem um painel digital de 8 polegadas, bem como a central multimídia MyLink de 11 polegadas, ambos já vistos no monovolume Spin. Assim como o outro produto da Chevrolet, a picape sofreu um extenso retrabalho visual, bem como mecanicamente e no consumo, mas não se trata de uma nova geração.
Agora, a versão Work Truck engloba as versões básicas da S10, que vão desde a cabine simples sem caçamba e câmbio manual, até a cabine dupla com câmbio automático, que deve receber a maioria dos pedidos nessa opção, ao preço de R$ 268.060. Acima dela está a Z71, com visual mais esportivo, cintos de segurança vermelhos e detalhes escurecidos, e voltada a um público mais jovem. Seu preço sugerido é de R$ 281.900.
Versão LTZ deve responder por maioria das vendas da picape
A LTZ, intermediária, deve responder pela maioria das vendas da picape, e apresenta um visual mais discreto, com menos cromados em relação à de topo de linha, High Country. Na cabine, materiais macios ai toque e bancos com diferentes densidades tornam o habitáculo fácil de conviver. Entretanto, quem viaja atrás sofre com o assoalho alto e a falta de saídas de ar-condicionado, bem-vindas para quem senta tão próximo à janela traseira.
Assim, a nova Chevrolet S10 LTZ custa R$ 292.900, enquanto a High Country tem preço de R$ 302.900. Pelo alto valor, os sistemas ADAS chegam agora à picape, com recursos como alerta de colisão com frenagem de emergência e alerta de saída de faixa.
Desde a versão WT, a picape oferece 6 airbags, faróis de neblina de LEDs, partida por botão, alerta de pressão de pneus, trava elétrica da caçamba, sensor crepuscular, painel digital e mais. Além disso, é possível customizar a S10 com mais de 100 acessórios, bem como com dois pacotes, chamados Brutal e Invencível, pelos preços de R$ 11.900 e R$ 12.900.
Conclusão
Por fim, é seguro dizer que a S10 atingiu seu ápice, feitos em cima de uma picape cuja geração tem mais de uma década nas costas. Mais silenciosa, macia, potente e boa de dirigir, pode tentar incomodar a concorrência, ainda que não seja a mais forte no desempenho. Dessa forma, tem tudo para recuperar o fôlego na briga entre as picapes médias mais vendidas do País, sobretudo diante da rival Toyota Hilux, que uns anos atrás lhe tirou a liderança.
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- Modelo está mais potente e silencioso; visual agrada e dirigibilidade é satisfatória
- Concorrência mais potente pode incomodar, pouco conforto para quem viaja atrás, projeto apesar de renovado tem mais de uma década
Chevrolet S10 High Country 2025 |
Motor 2.8 Duramax Turbodiesel, quatro cilindros em linha |
Transmissão Automática de oito velocidades |
0 a 100 km/h 9,4 segundos (segundo a GM) |
Suspensão Dianteira com Independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telesc. hidráulicos pressurizados / Traseira com Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados |
Freios Sistema Hidráulico com duplo circuito em paralelo Sistema de freios anti-blocante (ABS) com sistema eletrônico de distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência (BAS) nas rodas traseiras e dianteiras; Discos à frente, tambor atrás |
Pneus Radiais 265/60 R18″ |
Vão-livre do solo 22.5 cm |
Peugeot New 208 Active 1.6 AT
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