O site mexicano da BYD divulgou, de forma antecipada, as informações da Shark. A primeira picape média da marca chegará ao País – a partir do segundo semestre – para concorrer no disputado segmento liderado pela Toyota Hilux. Um de seus principais destaques é o conjunto híbrido plug-in, que promete mais economia frente à concorrência e desempenho de esportivo.
Feita na plataforma DMO Super Híbrida Off-road (carroceria sobre chassi), a Shark é o primeiro veículo da marca produzido fora da China. A princípio, cabe explicar que seu nome vem do design inspirado em tubarões. De acordo com a marca, “mesclando habilmente tecnologia futurista com poder bruto”.
Em relação ao visual, linhas bastante quadradas. O destaque fica com os faróis de LEDs que atravessa toda a dianteira e forma uma só peça. Lembra um pouco a versão elétrica da Ford F-150. Para a marca, a peça simboliza a “boca aberta de um tubarão”. Atrás, as lanternas também se conectam por um filete de LEDs.
Explicado o conceito, vale destacar o porte da picape. São, no total, 5,46 metros de comprimento. Assim, é mais de 10 centímetros maior que a Ford Ranger (5,35 m) e a Toyota Hilux (5,33). As demais medidas são as seguintes: 1,97 m de largura, 1,93 m de altura e 3,26 m de entre-eixos. Na caçamba, capacidade de carga de 835 kg. Em litros, são 1.450.
Mecânica
O material ainda não revela todos os detalhes técnicos da picape. Mas sabe-se que o sistema híbrido plug-in combina um motor 1.5 turbo e dois elétricos. Um em cada eixo. A potência, portanto, supera os 430 cv. Assim, garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
Ainda em mecânica, a BYD Shark tem suspensão independente Duplo A na dianteira e na traseira. E a tração é integral elétrica. Ou seja, a BYD Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos. Assim, tem a capacidade de se adequar às mais diversas superfícies.
Em relação a autonomia total, promete 840 km. Dado, no entanto, pelo ciclo de testes NEDC. Quando apenas em modo elétrico, com a bateria (Blade) completamente cheia, a picape roda até 100 km. A marca fala em 13,3 km/l.
Itens de série
De acordo com o material divulgado, tem, na lista de equipamentos, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia com comando giratório e 12,8″, bem como câmera 360°, ventilação e aquecimento nos assentos, carregador de celular por indução, head up display e seis airbags. Em relação aos sistemas ADAS, vem com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e outros itens.
Até o momento, alguns detalhes, como data exata de chegada ao Brasil e margem de preços ainda são desconhecidos, afinal, a apresentação oficial da BYD Shark, no México, acontecerá somente às 13h30, horário de Brasília.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!
O Jornal do Carro está no Youtube
Peugeot New 208 Active 1.6 AT
Preencha seus dados abaixo e em breve um consultor Peugeot entrará em contato.
Newsletter Jornal do Carro
Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.