• Home
  • PRINCIPAL
  • Ferrari diz que elétricos da marca não serão silenciosos

Ferrari diz que elétricos da marca não serão silenciosos

Apesar de ainda não termos uma Ferrari elétrica, a montadora deve apresentar um modelo dessa categoria em breve, provavelmente no segundo semestre de 2025. Tanto que a empresa italiana vai abrir uma nova fábrica em Maranello, sua cidade natal, em julho para a fabricação de motores elétricos e baterias.



Um dos maiores questionamentos dos amantes da Ferrari, entretanto, diz respeito ao ronco do motor, já que poucas fabricantes automotivas no mundo têm uma identidade tão forte ligada a esse ruído. Mas em entrevista ao canal CNBC, o CEO da marca, Benedetto Vigna, prometeu que a Ferrari vai continuar a oferecer aos clientes de carros elétricos a mesma experiência única obtida com seus modelos a combustão. 

Ou seja, os futuros superesportivos da marca devem usar barulhos artificiais, chamados de “assinaturas sonoras”, para mexer com as emoções do motorista. O uso de som sintetizado em carros elétricos não é novidade. A Abarth faz isso com o 500e, e o Dodge Charger Daytona, que chega em breve, usará solução semelhante para imitar o som de seu clássico V8. Ainda não está claro, contudo, se a Ferrari vai tentar reproduzir o ruído de seus V8 e V12 ou tentar algo totalmente novo.

Ferrari/Divulgação

Ferrari resiste à eletrificação

Ainda de acordo com Vigna, cerca de 60% das vendas da montadora deverão ser de carros eletrificados (híbridos e elétricos) até 2026. Atualmente, os modelos 296 GTB – que o Jornal do Carro já acelerou -, 296 GTS, SF90 Stradale e SF90 Spider recebem conjunto híbrido. A substituta da LaFerrari, prevista para estrear neste ano, deve aumentar essa participação.

O executivo também declarou que carros elétricos nunca terão 100% de participação de mercado, especialmente no segmento de alto luxo. Ele acredita que modelos elétricos, híbridos e a combustão vão continuar a coexistir ainda por um bom tempo. E essa não é só a opinião da Ferrari, já que sua rival e compatriota Lamborghini também não pretende abrir mão de seus motores V12 tão cedo, desde que a legislação permita. Combustíveis sintéticos podem ajudar a prolongar essa virada para a eletrificação total.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Mercedes-AMG G63 é o jipão dos sonhos para acelerar e ser visto



VEJA MAIS

Novo Mini Cooper S Sport chega ao Brasil com 2024 cv: veja preço

Os fãs do Mini Cooper podem comemorar, pois uma nova versão chegou ao Brasil. Trata-se…

Jaguar causa polêmica que envolve Elon Musk; você, o que acha?

A Jaguar, uma das marcas mais tradicionais do setor automotivo, revelou uma transformação completa da…

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…