Sucessor de nomes como Meriva e Zafira, o Chevrolet Spin vem segurando o lugar entre os monovolumes da Chevrolet há algum tempo. Agora, o modelo foi renovado, e abre a sequência de lançamentos da marca no Brasil este ano. Segunda atualização do modelo na mesma geração, o Spin recebeu mudanças por dentro e por fora, bem como atualizações no motor 1.8 e também na suspensão.
Por fora, chama a atenção a nova dianteira, com elementos que lembram a picape compacta-média Montana. Novos faróis, agora divididos, tem três vezes mais luminosidade, e incremento no facho de luz. Ainda na frente, a grade está maior, e os para-choques receberam recortes mais agressivos. Novas rodas e laterais com molduras plásticas nos para-lamas também são novidades.
Segundo a Chevrolet, as rodas foram ligeiramente deslocadas, melhorando a estabilidade. Além disso, as molduras são 34 milímetros mais largas. A tampa do porta-malas foi redesenhada, e as lanternas de LED tem nova identidade visual. A montadora também destaca o para-choque “multielemento”, com refletores na lateral e no friso que emoldura a placa.
Para quem precisa carregar bagagem, o porta-malas carrega até 756 litros. Por dentro, as mudanças continuam, com opção de ar-condicionado digital, e saída de ar dedicada para a segunda fileira de assentos, com fluxo de ar individualizado. Novos revestimentos, suaves ao toque e texturizados, bem como novos nichos (novo porta-smartphone e segundo porta-luas emborrachado). Ao todo, são 50% a mais de espaço para porta-objetos, em relação ao modelo antigo.
Tecnologia embarcada e acabamentos melhores chegam ao modelo
Um novo volante, emprestado de demais modelos GM, também faz parte das mudanças. O Spin é o primeiro Chevrolet nacional a receber o esquema de painel de instrumentos digital (8 polegadas) integrado à nova geração do MyLink (11″). A marca chama o sistema de VCS (Virtual Cockpit System), onde o motorista pode escolher até 6 tipos diferentes de layouts, por exemplo.
Há também Wi-Fi nativo, entradas USB dos tipos A e C, partida do motor por botão e conectividade com Android Auto e Apple Car Play sem fio. Contudo, dependendo da versão escolhida, o modelo pode contar com sistema de colisão frontal com detector de pedestre, frenagem automática de emergência e assistência de frenagem de urgência. Bem como também carregador de celular por indução, alerta de ponto cego e sistema OnStar.
Chevrolet Spin recebeu melhoramentos na suspensão e no consumo
Segundo a Chevrolet, a suspensão também foi retrabalhada. Ajustes nos amortecedores deixaram o Spin 16 mm mais alto em relação ao solo, evitando as famosas “raspadas” a todo momento. Além disso, o ângulo de ataque foi para 16,6 graus, e o de saída é de 24,4 graus, maiores que antes. Assim, houve ganhos em dinâmica e estabilidade, bem como aumento das bitolas. Há também seis airbags de série, que vão até a terceira fileira de assentos.
Velho conhecido do Spin, o motor 1.8 flex aspirado foi atualizado. Um novo módulo de gerenciamento eletrônico, com o dobro da capacidade de processamento, emprestado do Tracker, equipa o modelo. Entretanto, os números se mantém: 111 cv e 17,7 mkgf de torque. Contudo, a marca fala em 11% a mais de economia de combustível, com ganhos em ultrapassagens, por exemplo.
Assim, segundo o Inmetro, os números de consumo são de 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade com gasolina, além de 9,3 km/l e 7,3 km/l, respectivamente, com etanol. Tais valores correspondem ao modelo com transmissão automática de seis velocidades. Por fim, o modelo será vendido em três versões de acabamento; LT, LTZ e Premier, com conteúdos e preços revelados em breve.
O Jornal do Carro também está no Instagram!
O Jornal do Carro está no Youtube
Peugeot New 208 Active 1.6 AT
Preencha seus dados abaixo e em breve um consultor Peugeot entrará em contato.
Newsletter Jornal do Carro
Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.