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Avaliação: ID.Buzz, a Kombi Elétrica fez muito barulho e polêmica por (quase) nada

Texto Flávio Silveira

A propaganda “ressuscitou” a cantora Elis Regina para cantar com a filha, e, como previsto, gerou polêmica e muito retorno. Então, vamos lá: a Kombi elétrica – ou ID.Buzz –, é a nova geração da van mais famosa do Brasil, veículo que foi por mais tempo produzido aqui. Ela (ele?) chega com tudo, após a campanha campeã de likes, com um visual “retrô” incrível, motor e tração traseiros, 204 cv e 310 Nm… mas ninguém pode comprá-la.

Muito barulho por nada. Ou quase nada, pois você pode alugá-la – se quiser gastar mais de R$ 13 mil por mês em um “brinquedo” e conseguir uma das poucas unidades.

O ID.Buzz também tem versões de carga, com preço não tão alto, na Europa. Aqui, só “assinatura”.

Claro que não seria barato, por ser elétrico, ter a mesma base do ID.4 etc. Mas trazer só a versão Pro coloca o preço nas alturas (da assinatura, mas o de venda também ficaria).

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Afinal, a van tem:
• amortecedores eletrônicos adaptativos,
• farol direcional,
• porta corrediça com abertura elétrica,
• estacionamento semiautônomo,
• ACC, etc…

Publicamos a avaliação completa desta versão quando a dirigimos na Europa. No Brasil, agora, demos uma volta e soubemos da forma de comercialização, mais para a imagem da marca que para o consumidor.

Pena, pois é uma van bonita e tecnológica, com:
 painel moderno,
 porta-objetos removível,
 porta-copos retráteis,
 prateleiras,
 porta-celulares

Além de muito espaço: leva 1.121 litros, e isso apenas até a linha superior do banco (ou 525 kg).

(Divulgação)

Ao volante, a direção não é tão horizontal como na Kombi de antigamente, e você não senta tão em cima da roda.

Há muito conforto, e o desempenho é animado, com aceleração de 0-100 km /h em 10,2 segundos, mas sem ter reações demasiadamente bruscas.

Curiosa é a alavanca de câmbio na coluna de direção – que se gira para ir ao neutro e à ré.

Há comandos touch no volante, meio ruins de se usar.

A máxima é limitada a 145 km/h, algo comum em elétricos, e os 77 kW podem ser repostos em 11 kW AC ou 170 DC.

Torcemos para a marca trazer versões mais simples – e, principalmente, que sejam vendidas.

(Divulgação)
(Divulgação)

O design é retrô, a cabine tem linhas limpas e muita conveniência e espaço. No detalhe no alto, a alavanca de câmbio na coluna (de girar)

Concorrentes

Citroën ë-jumpy R$ 334.990
Peugeot e-Expert R$ 334.990

Volkswagen ID.Buzz Pro

Preço na Europa € 66.000
Brasil: R$ 13.000/mês

Motor: traseiro, elétrico, síncrono, ímãs permanentes
Combustível: eletricidade
Potência: 204 cv
Torque: 310 Nm
Câmbio: automático, caixa redutora com relação fixa
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: traseira Dimensões: 4,712 m(c), 1,985 m (l), 1,212 m (a)
Entre-eixos: 2,989 m
Pneus: 235/50 R20 (d) e 265/45 R20 (t)
Porta-malas: 1.121 a 2.205 litros
Bateria: lítio, 77 kW
Peso: 2.475 kg
0-100 km/h: 10s2
Máxima: 145 km/h
Consumo: 4,7 km/kWh (Europa)
Emissão de CO2 zerog/km
Consumo nota A
Autonomia: 337 km
Nota do Inmetro: A
Class. na categoria: A (Extra Grande)
Recarga: 11 AC e 170 kW DC



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