Quem achava que carros elétricos não iam “vingar” no Brasil por conta da infraestrutura deficiente ou pelo lobby dos produtores de cana-de-açúcar pode ter feito uma análise equivocada. Essa categoria já representa mais de um terço do mercado total de veículos eletrificados.
Proporcionalmente, ao dividir os eletrificados em três categorias (BEV, os elétricos, PHEV, híbridos plug-in e HEV e MHEV, os híbridos convencionais e leves, que não têm recarga externa), eles já são a maioria. O feito já havia sido registrado em dezembro de 2023, quando o recorde de 6.018 carros elétricos ganhou espaço na garagem dos brasileiros, em janeiro de 2024.
Já em fevereiro foram 3.639 emplacamentos para os elétricos, ou seja, 34,8% do total de vendas entre todos os tipos de eletrificados. Mas coladinhos na segunda posição aparecem os PHEV, com 3.594 unidades licenciadas, o que representa 34,4% do mercado. Por fim, os HEV e MHEV chegaram a 3.218 carros vendidos, ou 30,8%. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Apesar do desenvolvimento desse mercado, houve queda nos emplacamentos de veículos eletrificados no último mês. No total, foram 10.451 unidades comercializadas, um retrocesso sobre dezembro do ano passado (16.279 carros) e o primeiro mês deste ano (12.026). Mesmo assim, os eletrificados conquistaram 7% de market share do mercado total de automóveis e comerciais leves em todo o País no mês de fevereiro.
Evolução no segmento de elétricos
Independentemente das recentes quedas nos emplacamentos, que atingiram o mercado como um todo, a evolução no segmento de elétricos precisa ser comemorada. Na comparação de fevereiro de 2023 com o mesmo mês de 2024, por exemplo, o crescimento dos elétricos foi de 470% (3.639 x 638 unidades). Nesse mesmo período, os PHEV registraram aumento de 193%, enquanto os HEV e MHEV tiveram resultado 32,5% superior.
Outro motivo que pode ter desacelerado o crescimento dos eletrificados foi o retorno de importação de 10% para carros elétricos e o aumento de 4% para 12% para os híbridos. Mas, de qualquer forma, os 10.451 eletrificados de fevereiro foram a melhor marca para o mês em toda a série histórica da ABVE, com um aumento impressionante de 143% sobre fevereiro de 2023 (4.294). Contudo, em relação a janeiro de 2024 (12.026), houve uma queda de 13%, explicável pelo menor número de dias do mês e os feriados do Carnaval.
De acordo com a ABVE, o avanço da infraestrutura de recarga tem sido um fator crucial para o aumento da participação de mercado dos veículos elétricos, reduzindo as preocupações dos consumidores em relação ao abastecimento. Por outro lado, nos EUA, a falta de estações públicas de recarga é a justificativa para que boa parte dos compradores de carros elétricos ter se arrependido da compra.
Ranking dos mais vendidos
Mesmo com a grande participação de modelos elétricos nas vendas totais do segmento, o carro eletrificado mais vendido foi um híbrido, o BYD Song Plus, com 1.900 unidades. O segundo é um elétrico que caiu nas graças dos brasileiros, também da marca chinesa: o Dolphin.
A BYD, aliás, foi a marca de eletrificados com maior representatividade em fevereiro, com 4.428 emplacamentos. Em seguida aparecem GWM (1.715), Toyota (1.548), Caoa Chery (590) e Volvo (338). Veja abaixo o ranking dos eletrificados mais vendidos.
- 1 – BYD Song Plus (PHEV) – 1.900 unidades
- 2 – BYD Dolphin (BEV) – 1.316 unidades
- 3 – Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (HEV) – 822 unidades
- 4 – BYD Dolphin Plus (BEV) – 491 unidades
- 5 – GWM Haval H6 Premium (PHEV) – 461 unidades
- 6 – BYD Seal (BEV) – 455 unidades
- 7 – GWM Ora 03 Skin (BEV) – 402 unidades
- 8 – GWM Haval H6 Premium (HEV) – 359 unidades
- 9 – Toyota Corolla Altis Premium (HEV) – 342 unidades
- 10 – GWM Haval H6 GT – 304 unidades
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