A primeira picape da história da Kia já tem data de estreia: a fabricação da Tasman começa no fim deste ano para o lançamento no início de 2025. Rival de Toyota Hilux e Ford Ranger, o modelo já foi flagrado em testes na Coreia do Sul e na Suécia em diversas ocasiões. Também aparece em forma de silhueta no configurador do site da montadora na Austrália, onde as vendas da caminhonete estão confirmadas.
Foi no país da Oceania, inclusive, que a Kia divulgou um teaser sobre o futuro lançamento, no qual lendas do esporte australiano falam sobre a chegada da picape. E, apesar de o nome não ter sido confirmado, vários easter eggs aparecem na propaganda revelando que o nome realmente será Tasman. Veja abaixo.
Como será a Kia Tasman
Por ora, nenhuma imagem mais “limpa” do modelo apareceu em flagras, mas esboços antecipam o caminho de design que a Kia deve seguir. Usando as informações disponíveis até agora, o designer Theottle criou para o site Drive uma projeção para a Tasman antes de sua apresentação nos próximos meses.
Alguns detalhes que podem ser notados sob a camuflagem podem ser vistos na projeção, como a dianteira quadrada, faróis verticais, grade parruda, muitos vincos no capô, caixas de rodas em formato quadrado e santantônio na traseira. Um dos destaques da imagem aliás, é a distância relevante em relação ao solo. Contudo, ainda é cedo para cravar as linhas da picape.
Outros poucos detalhes foram revelados por executivos da empresa em entrevistas. A Tasman deverá ter, a princípio, motor diesel – a aposta é o 2.2 de Sorento e Hyundai Santa Fe – e depois ganhar uma versão elétrica em um ou dois anos. A capacidade de carga será de 1 tonelada na caçamba e a de reboque, de 3,5 toneladas.
Na cabine, a Kia também mantém as informações em segredo. No entanto, não deve se distanciar tanto de outros modelos da própria marca. Assim, pode receber central multimídia e painel de instrumentos integrados. Além disso, as imagens também revelam um amplo espaço na parte de trás da cabine dupla.
Ainda há muito segredo em torno da nova caminhonete, mas o Brasil pode estar nos planos de lançamento. Isso porque a ideia da sul-coreana é ter um modelo global, pensado para todos os potenciais mercados. Como o segmento de picapes está muito aquecido, com estreias recentes e modelos que ainda vão chegar, não seria surpresa a Tasman desembarcar por aqui.
O Jornal do Carro também está no Instagram!
O Jornal do Carro está no Youtube
Peugeot New 208 Active 1.6 AT
Preencha seus dados abaixo e em breve um consultor Peugeot entrará em contato.
Newsletter Jornal do Carro
Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.