Mauro Balhessai Mauro Balhessa https://motorshow.com.br/autor/mauro-balhessa/
26/02/2024 – 11:09
A Audi lançou no Brasil o aplicativo “Audi e-tron” para a recarga de carros elétricos e híbridos plug-in da marca, bem como de concorrentes. A plataforma tem como objetivo integrar a rede de carregadores elétricos da Audi e de seus parceiros, disponíveis em todo o país.
“Ele veio principalmente para melhorar a experiência do cliente em ter uma maior conveniência. Os carregadores ficam conectados sempre online e o cliente tem a informação exata se eles estão disponíveis”, afirma Gabriel Amabile, especialista da área de engenharia da Audi do Brasil.
A medida visa ainda atrair clientes que utilizam carros de outras marcas.
“Como fazemos investimentos altos em carregadores, pensamos no cliente Audi. Mas, claro, isso fomenta a eletromobilidade no Brasil, crescente a cada dia.”
Como funciona?
Após um breve cadastro com dados do usuário e do veiculo, é possível saber qual o carregador (e potência) mais próximo de uma rede de estações, seja de recarga rápida (150kW), presentes nas 40 concessionárias da Audi, ou comuns, instaladas em shoppings, hotéis, prédios comerciais, supermercados, restaurantes, entre outros estabelecimentos – ao todo são aproximadamente 240 pontos de recarga.
O aplicativo permite ainda selecionar locais favoritos, traçar rotas até o carregador por meio de outros sistemas de navegação e receber informações em tempo real do nível de carga da bateria.
Para os clientes da Audi há benefícios ao acessar o aplicativo, como descontos no valor das recargas e possibilidade de reserva, conforme disponibilidade, realizando a liberação de recarga por meio de QR Code disponível nas estações.
O app está disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas iOS e Android, além do site dedicado.
+ Audi revela RS 6 Avant GT que chega a 100 km/h em 3,3 segundos
+ Fábrica da Volkswagen e Audi no Paraná completa 25 anos; relembre a história
Preço
Para os clientes da marca não haverá tarifa de recarga. No entanto, para quem tem carro de outro fabricante será cobrada uma tarifa média sugerida de R$ 3,50 por KW nas concessionárias da Audi.
Suporte
O desenvolvimento e a operação do aplicativo ficou a cargo da Easy Volt, startup de mobilidade elétrica com foco em serviços de CaaS (Charge as a Service) e que já recebeu duas rodadas de investimento da Vibra Energia. O suporte ao usuário é oferecido 24 horas por dia e sete dias por semana.
Investimentos em infraestrutura elétrica
Desde 2019, a Audi já investiu mais de R$ 87 milhões em infraestrutura de recarga no país. Veja abaixo:
- R$ 20 milhões em 40 carregadores da rede de concessionárias;
- R$ 10 milhões em carregadores de 22kW em mais de 100 pontos de conveniência pelo Brasil (shoppings, restaurante, hotel, supermercados);
- R$ 33 milhões para instalação de 18 carregadores DC (sendo 17 de 150kW e 1 de 350KW), mais dois carregadores de 22 kW AC, em rodovias juntamente com EDP, Volkswagen e Porsche;
- R$ 24 milhões recentemente investidos na parceria com Raízen e Porsche para mais 20 carregadores ultrarrápidos (150kW) na rede de postos Shell.
Audi e a eletrificação
De forma geral, a marca confirmou 20 novos modelos eletrificados até 2026. Em 2033, todos os lançamentos serão elétricos. Em 2050, o objetivo é neutralizar as emissões de carbono, incluindo toda a cadeia produtiva, fornecedores e parceiros. A Audi comercializou mais de 2 mil veículos eletrificados no Brasil.