• Home
  • Mercado
  • 15 marcas que mais venderam na China no 1º semestre

15 marcas que mais venderam na China no 1º semestre

Maior mercado automotivo do mundo, a China continua aumentando seus índices de vendas e de produção. É isso que comprovam os números divulgados nesta semana pela China Passenger Car Association (CPCA) e pela China Association of Automobile Manufacturers (CAAM), principais órgãos do país que divulgam estatísticas sobre o setor. 

De acordo com os resultados do primeiro semestre de 2024, a produção de veículos foi de 13,891 milhões de unidades, enquanto as vendas internas atingiram o patamar de 14,047 milhões. Isso representa um crescimento de 4,9% e de 6,1%, respectivamente, quando comparado ao ano anterior.

Getty Imagens

Eletrificados crescem mais na China

O crescimento nas vendas dos chamados veículos de “nova energia” – ou seja, híbridos e elétricos – foi significativamente maior que a dos carros somente a combustão. Com 4,944 milhões de emplacamentos na comparação com o ano passado, o crescimento foi de impressionantes 32%. 

A produção não fica muito atrás: foram 4,929 milhões de unidades no total, aumento de 30,1%. Desse modo, os eletrificados já representam mais de 1/3 de todo o mercado automotivo chinês, com 35,2% de market share. 

Volkswagen carros elétricos
KRPIX/Jornal do Carro

Nacionais x importados

Se considerarmos apenas carros de marcas locais, BYD, Chery e Geely foram as três mais vendidas na China no primeiro semestre. O volume do trio somado equivale a 4,871 milhões de unidades, crescimento de 1,1% sobre o mesmo período de 2023 e 34,7% de participação de mercado. O top 10, entretanto, registrou vendas combinadas de 11,917 milhões de carros, aumento de 6,3%. Assim esse resultado demonstra que as vendas internas são suficientes para manter o crescimento acelerado da indústria automotiva chinesa.

Mas se o mercado doméstico está em ascensão, as montadoras internacionais tiveram queda no primeiro semestre de 2024. Apesar de a Volkswagen ter ocupado a segunda colocação no ranking geral, as marcas alemãs registraram queda de 6,2% nas vendas, com 1,907 milhão de unidades. As japonesas, com 1,466 milhão, também caíram 12,4%. Por fim, as empresas norte-americanas e francesas apresentaram queda de 19,2% e 19,1%, respectivamente.

Veja as 15 marcas mais vendidas na China no primeiro semestre

  • 1 – BYD – 1,607 milhão
  • 2 – Volkswagen – 1,266 milhão
  • 3 – Chery – 1,057 milhão
  • 4 – Geely – 955 mil
  • 5 – Changan – 809 mil
  • 6 – Toyota – 644.700
  • 7 – GWM – 467.400
  • 8 – Honda – 444.700
  • 9 – Tesla – 426.600
  • 10 – SAIC – 331.500
  • 11 – Wuling – 331.300
  • 12 – Nissan – 328.300
  • 13 – BMW – 316.000
  • 14 – Mercedes-Benz – 278.700
  • 15 – GM – 225.600

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube


Inscreva-se

BYD King: sedã hibrido plug-in quer ser o novo rei do segmento



VEJA MAIS

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…